O estudo analisa a relação entre educação e patrimônio cultural, cujo escopo perpassa os conceitos de história e memória. Seu recorte espacial são Montes Claros e São Francisco, Minas Gerais. O recorte temporal constitui a datação dos bens culturais investigados pelo grupo de trabalho, alcançando o tempo presente, referência do pesquisador ocupado e preocupado em conhecer e se reconhecer como sujeito histórico nas relações em suas diversas dimensões. A pesquisa objetiva, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, articular memórias e histórias na perspectiva da educação patrimonial, atentando para os bens culturais, os quais, após investigação científica, serão apresentados em passeios virtuais através de ferramentas tecnológicas e narrativas escritas. Para tanto, os procedimentos obedecerão a lógica da investigação, observação, análise e apropriação conforme propõe Horta (s.d.). A ideia é valorar os bens culturais regionais e divulgá-los, proporcionando visibilidade e credibilidade enquanto patrimônios da comunidade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida