Em decorrência da pandemia da COVID-19 e da suspensão das aulas presenciais, o subprojeto Alfabetização e (Multi) letramentos, do curso de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica (RP), desenvolvido pela Coordernação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), tem sido de grande importância para atender os estudantes remotamente. Ao buscar novas formas de ensinar e aprender, os professores e acadêmicos envolvidos neste subprojeto utilizaram aplicativos que possibilitaram a interatividade on-line com a utilização de ferramentas do Google Meet, do WhatsApp e do Podcasts, servindo principalmente para o envio de atividades e para a comunicação entre pais, alunos e professores. O objetivo é contribuir com o processo de alfabetização e de letramento dos estudantes do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Montes Claros- MG. As atividades foram desenvolvidas de forma atrativa e lúdica, sendo planejadas e desenvolvidas em sua maior parte por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como plataformas Live Worksheets e Joamboard.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida