O abandono escolar é considerado um problema de alta relevância. Os índices mais elevados estão no Ensino Médio. Dentro do próprio sistema escolar existem mecanismos que facilitam a exclusão dos jovens. A Dissertação tem como pergunta: A partir das experiências escolares de jovens do Ensino Médio, quais obstáculos estariam ligadas ao abandono? O objetivo geral é discutir o abandono escolar a partir das experiências dos estudantes matriculados em uma escola pública da região do Vale do Itajaí. Os objetivos específicos procuram identificar os grupos sociais através do perfil sócio-econômico e compreender os mecanismos escolares do abandono escolar. O horizonte epistemológico está inscrito na perspectiva da sociologia da experiência. O procedimento metodológico da pesquisa é a análise de conteúdo. Também ocorreram rodas de conversa com os estudantes participantes da pesquisa e aplicação de um questionário socioeconômico em análise, como a interpretação das cartas a ser realizada.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida