O presente artigo aborda uma reflexão pertinente aos ensinamentos da Pedagogia da autonomia de Freire para contribuir com os docentes nas suas práxis educativas diárias. Pois, o referido autor procurava manter um panorama dialógico no sentido dos sujeitos da educação contivessem autonomia em seus vínculos pedagógicos. A metodologia do estudo foi uma revisão de literatura. Buscou-se investigar o elo produzido no livro a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire com as práxis do docente. Os resultados obtidos revelaram que os docentes buscam em suas práticas, atuarem de forma autônoma. Concluímos, que ao transformar as práxis pedagógicas, os docentes refletem de forma emancipatória, tornando-se sujeitos autodeterminados, com reflexões lógicas proporcionando autonomia.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida