Resumo
O estudo apresentado teve início no primeiro semestre do ano de 2020 com o objetivo de investigar as implicações das habilidades do letramento digital dos alunos e professores do curso de Pedagogia presencial e seus desafios no trabalho pedagógico remoto. O estudo justifica-se pela necessidade contemporânea do uso das TDIC como ferramentas facilitadoras do trabalho pedagógico remoto e a provável permanência desses recursos pós-pandemia. O problema do estudo apresenta a seguinte questão: os alunos e professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, possuem habilidades de letramento digital necessários e suficientes para os desafios do trabalho remoto? Este estudo tem como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa descritiva. O resultado parcial indica que os discentes e docentes não possuíam conhecimentos básicos e necessários para o trabalho remoto e que o mesmo, está sendo construído.
Palavras-chave: Letramento Digital. Ensino Remoto. Pedagogia.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida