O relato de experiência apresentado, deriva-se de estudos realizados a partir das discussões do projeto de ensino intitulado “Os aspectos Psicopedagógicos e Sistêmicos do Processo de Ensino e Aprendizagem da Alfabetização Matemática”, onde por vivências pessoais no ambiente escolar, a acadêmica decidiu investir na busca por respostas sistêmicas sobre a violência que ocorre na escola, buscando entender o que estaria por traz do comportamento violento e agressivo de estudantes e professores na escola. Nesta perspectiva foram estudados autores que definem a violência, seus tipos, naturezas e manifestações no ambiente escolar, juntamente com autores da Pedagogia Sistêmica para relação entre os assuntos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida