O presente trabalho tem como objeto de estudo o ensino de geografia e a importância da formação continuada de professores da área, tomando-se como lócus de pesquisa a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS). A pesquisa objetiva analisar como tem se dado as formações continuadas que os professores de geografia recebem, e como estas formações influenciam suas práticas pedagógicas. Como procedimentos metodológicos, em uma abordagem qualitativa, foi realizada primeiramente uma análise bibliográfica, documental, levantamento de dados estatísticos oficiais, e de programas e projetos voltados para a formação continuada da REE/MS. O recorte temporal para o levantamento documental no portal da REE/MS foi de 2018-2020. A partir dessa abordagem foi possível identificar as fragilidades e ausência de especificidades para as disciplinas como a de Geografia nas formações encontradas, não havendo a integração dos docentes no processo de formação continuada.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida