Esta pesquisa em andamento objetiva investigar quais são as contribuições da contação de história em Libras em processos educacionais voltados para surdos, considerando os aspectos pedagógicos e linguísticos que sustentam essa atividade, a performance do professor contador e as percepções dos sujeitos envolvidos. Para fundamentar as discussões teóricas, utilizaremos Palacios e Terenzzo (2016) e Xavier (2015) para porfiar sobre Storytelling; Abramovich (2009) e Sisto (2020) sobre a importância da literatura infantil; Mourão (2012), Rosa (2020) e Sutton-Spence (2021) sobre a literatura surda; Stumpf (2009), Quadros e Karnopp (2004), sobre os aspectos linguísticos da Libras. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa parte da análise de vídeos de contadores, da aplicação de questionário e da realização de entrevistas com professores e alunos. Espera-se, com essa pesquisa, revelar a viabilidade do uso da atividade de contação de histórias em sala de aula como possibilidade de desenvolvimento linguístico, cognitivo, cultural e identitário de alunos surdos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida