RESUMO
Este relato descreve as percepções e a importância dos seminários para a construção dos saberes na formação do acadêmico. Além disso, a autora revisita a experiência de se compreender a Fenomenologia e sua aplicabilidade em uma pesquisa no campo das habilidades leitoras de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), em situação de privação de liberdade, em uma escola estadual, localizada dentro do Presídio Regional de Montes Claros. Esse enfoque fenomenológico empregado nessa pesquisa reforça a convicção de que o seminário, como prática pedagógica, não considera o ensino somente como uma transmissão de aprendizagem, e sim como apreensão, apropriação do saber, que incentiva a ação e a proficuidade do conhecimento adquirido.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida