O presente relato de experiência aborda prática pedagógica vivenciada em uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da rede de educação particular, na cidade de Montes Claros/MG. Trata-se de uma intervenção pedagógica realizada através do projeto literário “Eu leio, eu analiso, eu comparo”, com o objetivo de explorar as diversas possibilidades narrativas e diferentes meios de expressão com base em um mesmo tema (leitura comparada). O ponto de partida foi o clássico conto de fadas Cinderela, seguido de um paralelo entre algumas de suas releituras – Maria Borralheira e A rendeira borralheira –, tecendo também uma comparação com releituras realizadas em outros meios de expressão: “Chico Cinderelo!”, uma história em quadrinhos; e Encantada, uma animação cinematográfica. A prática teve como resultados o “reconto” e a dramatização de narrativas, seguida de análise crítica e sociocultural daquelas diferentes versões.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida