A Pandemia COVID-19 afetou vários setores da sociedade, um deles foi a educação. Sendo alterou se a dinâmica escolar com o isolamento físico, impedindo as aulas presenciais. Esse estudo parte das reflexões das práticas pedagógicas organizadas através do Projeto Residência Pedagógica/Unimontes, desenvolvido nas turmas dos 1° aos 3° anos, Ciclo Inicial da Alfabetização, de uma escola pública. O projeto foi intitulado “Hora da História com as Residentes”, e teve com o objetivo proporcionar experiências na prática docente dos acadêmicos e despertar a leitura de forma prazerosa por intermédio da contação de histórias. Nesse intuito, produzir o desenvolvimento da oralidade e da leitura dos alunos do ciclo inicial de alfabetização. Nessa direção, organizamos atividades com as acadêmicas para contação de histórias para as crianças, ressaltando que essas atividades foram desenvolvidas com alunos com a faixa etária de 06 a 08 anos, de forma online, devido ao isolamento social imposto pela Pandemia da COVID-19. Buscamos como respaldo teórico, entre outros autores, Barcelos; Neves (1995), Bettelheim (2000), Coelho (2001), Caldin (2002) (MARCONI; LAKATOS, 2002), Garcia (2003) Abramovich (2004). Com essa experiência, inferimos que buscamos expandir o repertório de leitura das crianças e como desenvolvimento da oralidade, as crianças demonstraram-se dedicadas e estimuladas para leitura e contação das histórias lidas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida