O ensino de Cálculo comumente é marcado por expressivos índices de reprovação. Trata-se de uma questão multidimensional, pois está relacionada às fragilidades formativas dos discentes, à quase total ausência de conhecimentos pedagógicos dos docentes, além da natureza complexa do ensino de cálculo. Diante desse contexto, o objetivo da presente investigação é identificar as concepções de práticas pedagógicas emancipatórias no ensino de Cálculo na Universidade Federal de Uberlândia, e no Instituto Tecnológico da Costa Rica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, grupo focais e questionários. Como principais resultados se encontram a necessidade de criar ambientes educativos que permitam desenvolver práticas pedagógicas que tornem a aprendizagem mais significativa e a construção de políticas de formação continuada dos professores.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida