Resumo
A crise instalada mundialmente pela Pandemia COVID 19, todos os setores foram afetados sendo a educação um dos setores que foi sujeitado a organizar inúmeras adaptações para implementação do ensino remoto. Foi nesse contexto social que esse Projeto foi organizado para promover reflexões das práticas pedagógicas pelas bolsistas do Projeto Residência Pedagógica- Unimontes- Pedagogia e foi desenvolvido nas turmas do 30 ano do ciclo inicial da alfabetizaçãol, visando promover o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita e reconhecimento pelos alunos de diversas possibilidades de circulação e inserção da leitura no meio em que ele vive. Esse projeto foi organizado tendo como embasamento teórico BRANDÃO (1994), MARCUCSHI (2002), CARVALHAL (1986), VAL (2007), SOARES (2004), SOLÉ (1998). A metodologia utilizada no estudo foi de cunho qualitativo, feita através de pesquisa bibliográfica e observação das atividades desenvolvidas por professores e alunos que, apesar das condições adversas em detrimento da Pandemia COVID 19, foi possível reinventar estratégias organizadas e planejadas de maneira sistematizada para oportunizar as acadêmicas bolsistas refletirem sobre a prática docente e estimular nos alunos a leitura e o reconhecimento de diferentes gêneros textuais e construímos com eles um livro do gênero receitas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida