Objetivo: Este artigo tem como proposta trazer as possíveis relações e as potenciais possibilidades propostas por Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia para o desenvolvimento de oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Métodos: Valendo-se das recomendações de Freire para a formação progressista dos professores, procuramos associar a prática docente à essência das práticas pedagógicas com vistas ao atingimento dos objetivos relacionados indiretamente às competências da educação básica.
Resultados: Por meio do desenvolvimento dessas dimensões, propomos a reflexão sobre a validade das propostas na concepção da educação física como área potencial de desenvolvimento de capacidades vitais à construção do indivíduo histórico-social.
Conclusão: As reflexões propostas por Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia são valiosas na construção das práticas pedagógicas com vistas ao desenvolvimento das oito dimensões do conhecimento elencadas para a Educação Física na BNCC.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida