O texto pretende debater o pensamento pedagógico de Paulo Freire. Ressaltar seu legado humanista, político e educativo. Ele acreditava que, por meio da educação, as pessoas transformariam a realidade na qual vivem; criticava métodos de ensino enfadonhos e compreendia o ser humano como ser singular e inacabado. Freire propôs uma pautada no diálogo. Em face dessa posição sobre a escola, Freire sugeriu, em seu ideal pedagógico, mudanças nas nomenclaturas existentes no sistema escolar por entender que sala de aula, aluno, professor e aula carregavam uma simbologia impregnada de sentido domesticador, substituiu-as, respectivamente, por Círculos de Cultura, participantes dos grupos de discussões, coordenador de debate e diálogo. Em Freire, educação é formação humana, ação política e processo de humanização.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida