Resumo
O presente artigo tem como foco apresentar as representações sociais de professores do ensino fundamental sobre os sentimentos que vivenciaram ao longo da realização de seu trabalho remoto e as implicações na sua vida. O objetivo deste estudo foi investigar como estes professores se sentiram no curso das aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, interpretativa. O instrumento de coleta de informações foi a entrevista, com roteiro pré-elaborado, com 20 professores da rede pública da cidade de Belém-Pará. A análise de conteúdo aplicada as informações coletadas na entrevista sinalizam que as representações sociais destes professores sobre o que sentem ao longo do trabalho remoto articulam imagens de superação ao abraçarem esta modalidade de ensino sem os requisitos necessários. Estas imagens se vinculam a sentidos que simbolizam os impactos produzidos pela sobrecarga de trabalho. Com efeito, os processos de desequilíbrios emocionais mais frequentes foram sentidos e nomeados por todos os professores como ansiedade, angústia e tristeza.
Palavras-chave: Educação, Ensino Remoto, Pandemia.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida