Temos por objetivo investigar os conhecimentos que emergem ao longo do desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida por alunos da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade no interior do Paraná. Para isso apresentamos uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo com quatro estudantes que definiram como tema de estudo a criação de galinhas poedeiras. A opção metodológica adotada fundamenta-se na abordagem qualitativa e nossas análises são baseadas em Almeida, Silva e Vertuan (2019), que apresentam a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Para análise dos dados utilizamos os diálogos das aulas gravadas e transcritas e a digitalização das anotações dos estudantes. Os resultados apontam que nesta atividade os alunos demonstraram diferentes conhecimentos, tanto matemáticos como não matemáticos, aliados à situação criação de galinhas poedeiras. Nossas análises nos levam a inferir que a utilização da modelagem como prática docente, favorece com que os alunos mobilizem diferentes conhecimentos de diversas naturezas, já que realizam conexões entre os conhecimentos que emergem nos diálogos de aula.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida