Este trabalho apresenta a análise de um questionário aplicado com 18 professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca de conceitos básicos sobre língua. Para dar conta da proposta, foi realizada uma análise documental e bibliográfica, refletindo sobre a relação do posicionamento das professoras com o que preveem os documentos e sugerem os estudos na área. Em geral, as professoras apresentaram posicionamentos do senso comum, o que indica que o trabalho efetuado em sala de aula pode estar longe de uma perspectiva variacionista de língua. Portanto, vê-se a necessidade do cuidado com os estudos linguísticos na formação de professores, bem como de cursos de formação continuada, pois o domínio desses conhecimentos permite ao professor uma prática que respeita as identidades dos alunos, utilizando a língua como instrumento de exercício da cidadania e inserção social.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida