Este estudo é um recorte de uma investigação de doutorado que abordou a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs) para um canal no YouTube, gerenciado pelos próprios estudantes (NEUENFELDT, 2020). Vinculada à pesquisa, o estudo também contribui ao refletir sobre questões relativas à autonomia e autoria de estudantes e professores. Metodologicamente trata-se de uma aproximação de estudo de caso com abordagem qualitativa que envolveu 434 estudantes do Ensino Superior de uma Universidade do sul do Brasil. Como resultados, destacam-se: a relação dialógica estabelecida entre estudantes e o professor-pesquisador durante o desenvolvimento das atividades pertinentes ao estudo, principalmente, a partir da exploração das tecnologias digitais; a importância do professor, incentivando e mediando a autonomia dos estudantes para auxiliar na construção de saberes em equipe e o envolvimento dos estudantes na produção de vídeos como ODEAPSs.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida