Esta comunicação científica apresenta resultados de investigação em andamento, situada na confluência dos campos de estudos sobre o ciclo de vida das políticas educacionais, relações étnico-raciais e desigualdades. Pretende-se investigar as ações e programas de educação das relações raciais e de enfrentamento ao racismo desenvolvidas pela rede municipal São Paulo no período de 2010 a 2020 e analisar a evolução da equidade racial no ensino fundamental na mesma rede no período citado. Metodologicamente, adota-se uma abordagem hibrida (quanti-quali), com análise documental, entrevistas semiestruturadas com atores-chave, aplicação e tratamento de questionários com uma amostra estatisticamente controlada de profissionais das escolas de ensino fundamental e tratamento de dados sobre acesso, permanência e desempenho acadêmico dos estudantes negros e não negros disponíveis nas bases oficiais do sistema de ensino. Pretende-se contribuir para o combate ao racismo estrutural e aos seus efeitos na distribuição do direito humano à educação.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida