INSERÇÃO DAS MULHERES NO MAGISTÉRIO: INDICADORES QUANTITATIVOS DOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS E HISTÓRICOS

  • Autor
  • Letícia Claudiane Almeida Vargas
  • Co-autores
  • Valnides Araújo Costa
  • Resumo
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    Acerca dos contextos históricos, os estereótipos e os papeis de gênero estabelecidos socialmente perante a mulher gerou crenças e condutas sociais que se tornaram padrões machistas de que a mulher é intrinsecamente inferior aos homens. O privilégio masculino estava evidenciado em todas as questões socioculturais, políticas e administrativas da sociedade, evidenciando o patriarcado e submetendo a mulher em uma posição de submissão social. Desde sempre a sociedade vem ditando regras e homogeneizando indivíduos, do gênero feminino, como se fossem um só, sem considerar suas especificidades e padronizando os seus comportamentos, vestes, aparência física, ações, valores, dever social e até mesmo escolhas da formação profissional. Investigar esses contextos históricos e refletir sobre o papel da mulher na sociedade desde os primórdios até o século atual, irá auxiliar na compreensão dos números elevados de mulheres no curso de pedagogia e a visão sociocultural machista que se desenvolveu e se instaurou até os dias atuais sobre os padrões femininos acerca da profissão.

  • Palavras-chave
  • Gênero; Mulher; Machismo; Magistério
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História e Historiografia da Educação
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