Essa pesquisa, em andamento, tem como objetivo investigar, à luz da literatura e de pesquisas realizadas sobre o assunto, como a criança compreende e utiliza as regras dos jogos, explorando e construindo noções Matemáticas, resolvendo problemas por meio de estratégias pessoais. Como referencial teórico utilizaremos as proposições Macedo, Petty e Passos (2000; 2007) relacionadas aos seus estudos sobre Jogos e Situações-Problema e recorreremos à Legislação Educacional Brasileira (2017) e mineira (2018). Utilizando uma abordagem qualitativa, faremos uma revisão de literatura acerca do tema e, também, realizamos uma pesquisa de campo, por meio da técnica de entrevista semiestruturada na qual buscamos analisar o potencial dos jogos e brincadeiras trabalhados em sala de aula para a criança no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Os resultados iniciais dessa pesquisa apontam para a necessidade de ensinar e aprender Matemática, por meio dos jogos e brincadeiras, os quais contribuem para desenvolver o potencial das crianças - na construção de conceitos e estratégias pessoais de cálculo, bem como a autonomia, o respeito às regras e aos seus semelhantes, preparando-o para a vida em sociedade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida