A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Lidiane Oliveira Souza
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  • Essa pesquisa, em andamento, tem como objetivo investigar, à luz da literatura e de pesquisas realizadas sobre o assunto, como a criança compreende e utiliza as regras dos jogos, explorando e construindo noções Matemáticas, resolvendo problemas por meio de estratégias pessoais. Como referencial teórico utilizaremos as proposições Macedo, Petty e Passos (2000; 2007) relacionadas aos seus estudos sobre Jogos e Situações-Problema e recorreremos à Legislação Educacional Brasileira (2017) e mineira (2018). Utilizando uma abordagem qualitativa, faremos uma revisão de literatura acerca do tema e, também, realizamos uma pesquisa de campo, por meio da técnica de entrevista semiestruturada na qual buscamos analisar o potencial dos jogos e brincadeiras trabalhados em sala de aula para a criança no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Os resultados iniciais dessa pesquisa apontam para a necessidade de ensinar e aprender Matemática, por meio dos jogos e brincadeiras, os quais contribuem para desenvolver o potencial das crianças - na construção de conceitos e estratégias pessoais de cálculo, bem como a autonomia, o respeito às regras e aos seus semelhantes, preparando-o para a vida em sociedade. 

  • Palavras-chave
  • Jogos e brincadeiras, Processo de ensino e aprendizagem, Matemática, Educação Infantil
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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