Este trabalho tem como objetivo apresentar as concepções de professores alfabetizadores sobre a alfabetização. A pesquisa está em andamento e os dados estão sendo produzidos e analisados a partir de uma concepção ampla de alfabetização como um processo de apropriação da linguagem escrita por meio da inserção da criança no universo da cultura escrita, que fica a cargo de instituições escolares e não escolares. Neste texto, apresentamos apenas uma das questões apresentadas às professoras colaboradoras no que se refere as suas concepções sobre alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem como metodologia o grupo focal. O referencial teórico utiliza, principalmente, os trabalhos de Bakhtin (1992); Kleiman (2005), Souto (2009) e Souza (2020). Os professores colaboradores demonstraram em suas narrativas a concepção de que ser alfabetizado é, além de saber ler e escrever, envolver se, com propriedade, em práticas sociais de leitura, escrita e oralidade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida