A neurociência vem apresentando nos últimos anos contribuições científicas significativas no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas de estudo, especialmente na Educação. Nesta linha a neurociência educacional tem ganho espaço e relevância nas produções cientificas, porém ainda, carecem de conhecimento em diversas áreas da educação seja na formação de professores como na educação especial. Neste artigo se propõe identificar as contribuições da neurociência educacional na formação de líderes educacionais em sala de aula com base no processo de ensino-aprendizagem para alunos com transtorno de neurodesenvolvimento. Buscou-se aplicar uma metodologia qualitativa de procedimento técnico bibliográfico e de natureza básica. Tendo como resultado a identificação de dois eixos importantes: a compreensão da relação simbiótica do conhecimento pedagógico do professor e aplicação de suas estratégias de ensino e a identificação de contribuições neurocientíficas no processo de formação de professores como líderes de sala de aula.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida