Objetivamos com este trabalho descrever as contribuições dos preceitos teóricos e práticos da Educação Libertadora para um processo de formação continuada de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, apresentamos um recorte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa, desenvolvida com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Nesta escola, propomos uma ação de formação na qual dialogamos a respeito de temas advindos dos saberes de experiência das docentes e de suas relações com o contexto educacional. A ideia de dialogar a respeito desses temas permitiu não só tomar consciência da realidade, mas também construir ações visando a transformação da prática pedagógica. A Educação Libertadora entrou em cena nessa pesquisa por meio das relações dialógicas e do ato de ação-reflexão em busca de transformações na prática pedagógica. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida