A pesquisa se insere no campo da Educação e tem por objeto de estudo as relações entre o espaço e o tempo na constituição do ensino remoto emergencial. No contexto da pandemia da COVID-19, o objetivo é discutir o modo como tempo e espaço foram reconfigurados na organização das práticas desenvolvidas no ensino remoto em turmas de alfabetização. Foi realizada pesquisa qualitativa, em que a coleta de informações se processou pela realização de entrevistas semiestruturadas, viabilizadas por aplicativo de videoconferência. Como resultados parciais, constatou-se que, no período do ensino remoto, os professores perderam as referências espaço-temporais que orientavam o seu trabalho – o atendimento remoto não se circunscreve ao tempo cronológico da aula e o espaço de suas residências se transmutaram em lugar de exercício profissional. De forma mais ampla, professores e estudantes perderam a possibilidade de constituir um lugar para vivências e aprendizagens compartilhadas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida