Resumo: Objetivamos evidenciar os ataques do Movimento Escola sem Partido (MESP) aos princípios democráticos e autônomos do Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB) através da construção de simulacros. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, destacamos o nome de Paulo Freire e sua defesa por uma educação democrática. Aborda-se, ainda, a construção de simulacros através do discurso do MESP em relação ao PEPB, principalmente no que se refere à construção democrática dos saberes. A partir da reflexão feita, considera-se a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o jovem Pensamento Educacional Progressista Brasileiro busca fortalecer, através de uma educação democrática, a criticidade do aluno, e, em contrapartida, o MESP tenta controlar o fazer educativo, defendendo uma rigidez que aprofunda desigualdades e contrapõe-se à democracia e autonomia reflexiva do estudante.
Palavras-chave: Movimento Escola sem Partido. Pensamento Educacional Progressista Brasileiro. Discurso. Simulacro. Democracia.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida