Este trabalho objetivou estudar como se dão os processos de adoção de serviços educacionais em nuvem, de grandes empresas de tecnologia por instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras. Buscou-se compreender como essa adoção afeta a infraestrutura e autonomia tecnológica das instituições, bem como a adoção de soluções baseadas em software livre. São relatados três estudos de caso realizados através de entrevistas com quatro servidores de três IPES e de análises documental. Coadunando com os dados de larga escala que existem sobre o tema, conclui-se que a adoção de plataformas educacionais dessas empresas, nas IPES pesquisadas, parece ser uma forte tendência, acelerada pela pandemia e apoiada em parte, na ‘gratuidade’ dos serviços. No entanto, o uso de software livre encontra força em certas áreas de aplicação (como nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, AVA) e em projetos menores, ainda significativos, ameaçados pela falta de orçamento.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida