Trata-se de pesquisa inserida no campo da Educação, que tem por foco as relações entre escola e família no desenvolvimento de processos educativos, durante o período de ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da COVID-19. O objetivo do estudo é discutir as parcerias estabelecidas com as famílias, visando à manutenção de vínculos das crianças com as escolas e a continuidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Foi realizada pesquisa qualitativa, pela utilização de formulários aplicados no formato online e entrevistas realizadas por aplicativo de videoconferência. Como resultados parciais, constatou-se a necessidade de ampliação do lugar da família no desenvolvimento das atividades escolares para a alfabetização, em contraposição às dificuldades relativas à disponibilidade de tempo dos pais, ao uso ou disponibilidade de recursos tecnológicos, à sua condição sociocultural para realizar mediações pedagógicas requeridas pelas escolas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida