A pesquisa discutiu a temática da inclusão das crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular, mais especificamente, na Educação Infantil. Para tanto, o nosso objetivo foi compreender como ocorre à inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down, no Distrito de Ponte dos Ciganos-MG, a fim de verificar em que medida tal prática repercute na vida desses educandos. Nessa perspectiva, refletiu-se sobre as possibilidades de ampliar e de aprimorar o processo de integração dos alunos com deficiência, em salas regulares, isto é, cabe analisar as ações realizadas pelos professores para trabalhar a diversidade nas aulas, além de verificar as ações das famílias das crianças com Síndrome de Down, em suas vivências e aquisições no processo ensino-aprendizagem. Ademais, essa pesquisa de campo é de caráter exploratório e realizado por meio de uma entrevista semiestruturada composto por 7 questões abertas sobre o tema da pesquisa. Diante disso, esse estudo justifica-se devido à importância de se avaliar como se dá o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down, na escola de ensino regular, a formação adequada de professores, para aprimorar esse processo. Os resultados apontam que é necessário tomar providências para que a inclusão escolar avance e ganhe notoriedade por meio de investimentos financeiros em formações profissionais, o apoio do governo, da sociedade e também dos pais desses alunos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida