DIFICUDADES DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO DISTRITO DE PONTE DOS CIGANOS-MG

  • Autor
  • Liliane Fagundes Faria
  • Co-autores
  • Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira
  • Resumo
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    A pesquisa discutiu a temática da inclusão das crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular, mais especificamente, na Educação Infantil. Para tanto, o nosso objetivo foi  compreender como ocorre à inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down, no Distrito de Ponte dos Ciganos-MG, a fim de verificar em que medida tal prática repercute na vida desses educandos. Nessa perspectiva, refletiu-se sobre as possibilidades de ampliar e de aprimorar o processo de integração dos alunos com deficiência, em salas regulares, isto é, cabe analisar as ações realizadas pelos professores para trabalhar a diversidade nas aulas, além de verificar as ações das famílias das crianças com  Síndrome de Down, em suas vivências e aquisições no processo ensino-aprendizagem. Ademais, essa pesquisa de campo é de caráter exploratório e realizado por meio de uma entrevista semiestruturada composto por 7 questões abertas sobre o tema da pesquisa. Diante disso, esse estudo justifica-se devido à importância de se avaliar como se dá o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down, na escola de ensino regular, a formação adequada de professores, para aprimorar esse processo. Os resultados apontam que é necessário tomar providências para que a inclusão escolar avance e ganhe notoriedade por meio de investimentos financeiros em formações profissionais, o apoio do governo, da sociedade e também dos pais desses alunos.

     

     

  • Palavras-chave
  • : Síndrome de Down, Educação, Desenvolvimento, Inclusão Escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas de Inclusão
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