1. Resumo
A educação privada brasileira se assenta na lógica de mercado. Nos últimos anos surgiu um novo produto: “O bilinguísmo de elite”(MEGALE, 2018). Diante deste cenário, onde a língua estrangeira está localizada como patrimônio da humanidade, mas também, como instrumento de dominação (como já foi na colonização ou nacionalização), questiona-se: “como ocorre o processo de letramento em língua estrangeira no programa bilíngue?” Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: Analisar o conceito que os docentes bilingues do segundo ano do ensino fundamental anos iniciais, de sete escolas de uma mesma rede de ensino privado, distribuídos em seis estados diferentes, têm de letramento em língua estrangeira -bi/multiletramento. Para tanto, o foco metodológico será o Materialismo Hostórico dialético, uma vez que se pretende desvelar a dimensão ontológica de tal objeto (NETTO, 2011) no seu constitutivo histórico e social. Como instrumentos, serão utilizados o grupo focal e análise de documentos institucionais.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida