O presente trabalho tem como objetivo tecer diálogos acerca das contribuições da pensadora Bell Hooks em sua obra “Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade”, na sua proposição de uma educação antirracista, com ênfase em uma educação libertadora e uma pedagogia engajada com a sociedade. Bell Hooks, se apoia em Paulo Freire ao explanar elementos teóricos acerca do que seria uma educação para liberdade e uma pedagogia comprometida com as mazelas sociais, estabelecendo comparações com a sua própria experiência escolar como estudante, professora e mulher negra. Aborda a importância de uma pedagogia aliada a práxis antirracista e antissexista, visto que essa práxis pode proporcionar novas ancoragens epistemológicas de modo dialógico, humanista e comprometido com uma educação para a autoidentificação dos/as educandos/as, nos seus pertencimentos e agências. Tal como Paulo Freire, Bell Hooks acredita na potência de uma educação para a prática da liberdade, uma educação para justiça social.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida