Sabe-se que as escolas têm a sua prática pedagógica determinada por orientações provindas via Secretaria de Educação de cada Município, que seguem as do Estado, outrora definidas pelo Ministério da Educação (MEC), expressas em portarias e leis, materializadas nos currículos e nos livros didáticos que chegam as salas de aulas junto ao professor. O presente artigo vem através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa apresentar um estudo crítico reflexivo acerca do desenho infantil e do currículo na educação, objetivando refletir sobre a contribuição do desenho para um currículo que contribua para uma práxis emancipatória na educação infantil, de modo a possibilitar o enriquecimento cognitivo, artístico e cultural dos mesmos para o seu desenvolvimento global, para isto, toma-se as contribuições de alguns autores da área de educação, arte e currículo como Freire (1998, 2008), Ferreira (2011), Lowenfeld (1977) e Silva (2009).
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida