Apresentamos neste trabalho alguns dados obtidos em uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática defendida em março de 2021. Investigamos, em uma abordagem qualitativa, a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) de variáveis separáveis, a partir de um problema contextualizado na Transferência de Calor, por estudantes de um curso de Engenharia Civil. Do ponto de vista teórico, a pesquisa foi subsidiada por pressupostos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (sendo que este referencial deu também subsídios metodológicos para a elaboração e implementação do problema), da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). A análise dos dados, organizados via codificação, categorização e análise de conteúdo qualitativa, evidenciou que a resolução do problema viabilizou a compreensão de conteúdos da Matemática e da Física e a construção de conhecimentos relativos a conceitos da Transferência de Calor e do Cálculo, especificamente das EDO de Variáveis Separáveis.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida