LETRAMENTO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM O CONTO FITA VERDE NO CABELO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

  • Autor
  • Natália Silva Rocha
  • Co-autores
  • Alex Antônio Souza Santos , Joana de Cássia Ruas da Silva Ribeiro , Ros’elles Magalhães Felício
  • Resumo
  • Resumo

    Este resumo aborda a importância do letramento digital que ganha relevância no contexto de pandemia com a migração da educação para as plataformas digitais. O objetivo desse resumo é relatar a aplicação do conto “Fita Verde no Cabelo” de João Guimarães Rosa aos alunos do sexto ano do ensino fundamental. Baseamo-nos em textos de Xavier (2019) acerca do letramento digital e ensino, em Miranda e Silva (2020), sobre a importância do letramento digital no ensino remoto e nas reflexões de Cosson (2019) sobre letramento literário em sala de aula. Como resultados, percebemos que o uso do letramento digital deve ir além da adaptação ao contexto pandêmico e passar a compor a vida escolar dos alunos.

    Palavras chaves: Letramento digital; tecnologia; ensino remoto.

     

    Introdução

    Com a pandemia de Covid-19 transformando a nossa realidade, precisamos nos adaptar a esse contexto. A tecnologia, que já era primordial no nosso dia-a-dia, tornou-se o principal meio de comunicação entre as pessoas. Dessa forma, com a educação não seria diferente, as aulas que antes eram presenciais migraram para as salas virtuais através de plataformas como Google meet, Zoom e Classroom. O debate acerca das tecnologias aliadas a educação ganha destaque nesse período, devido a nova forma de abordagem educativa. O letramento digital é ferramenta educacional que se torna relevante devido ao contexto pandêmico. Com ele, a internet e os recursos digitais como e-mails, leituras online, chats se tornam meios importantes para possibilitar as aulas e a continuidade da educação e letramento dos discentes.

     

    Objetivo

    Este resumo tem por objetivo apresentar a aplicação do conto “Fita verde no cabelo” de João Guimarães Rosa por meio do projeto “Conectados na leitura”. Esse projeto foi desenvolvido durante as atividades da Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. O conto foi aplicado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof.ª Maria de Lurdes Pinheiro, localizada na cidade de Montes Claros – MG.

     

    Metodologia

    Este resumo é de cunho bibliográfico e tem como base teórica as pesquisas de Xavier (2019) acerca do letramento digital e suas implicações na nova forma de ensinar, no texto de Miranda e Silva (2020) sobre a importância do letramento digital no ensino remoto e nas reflexões de Cosson (2019) no que se refere ao letramento literário em sala de aula. Para a aplicação desse projeto de leitura, foram elaboradas três atividades acerca do conto: a primeira abordava conceitos sobre intertextualidade, na qual foi utilizado um vídeo didático a respeito do assunto. A segunda atividade utilizava perguntas sobre o texto e enfatizava a intertextualidade com o conto de fadas clássico da “Chapeuzinho vermelho”. E a terceira atividade, solicitava o reconto a partir de colagens. As atividades foram aplicadas em 4 aulas através do grupo de Whatzapp da turma. O conto foi disponibilizado no formato de PDF e as resoluções das atividades foram enviadas também pelo aplicativo, assim como as discussões acerca do conto pelos os alunos.

     

    Resultados

    Os resultados obtidos nessas atividades foram poucos devido à baixa participação dos alunos. Apenas alguns alunos fizeram as atividades e participaram das discussões acerca do conto. A baixa participação dos alunos relaciona-se, principalmente, com à falta de recurso tecnológico (celular, computador, notebook e acesso à internet). A partir dos resultados, percebemos que a falta de recursos digitais impossibilita a aplicação efetiva do letramento digital em sala de aula. Tanto os alunos, como as próprias escolas, não dispõem de recursos suficientes para que todos tenham acesso às tecnologias necessárias para trabalhar o letramento digital. Conforme (SILVA; MIRANDA; MELO, 2020, p.6), “o letramento digital é uma prática social necessária de ser ensinada na escola para a construção de cidadãos letrados digitalmente, proporcionando grande contribuição para aulas inovadoras que despertam a atenção dos discente.” O letramento é uma prática escolar importante que coloca o aluno como agente participativo do seu processo de aprendizado. É a partir dele que os conhecimentos ensinados em sala de aula englobam o contexto histórico, econômico e sociocultural dos alunos.

     

    Conclusão

    Conforme o exposto nesse resumo, evidenciamos a importância do letramento digital no que tange ao contexto pandêmico em que vivemos. O uso das tecnologias tem se tornado necessário deixando de ser utilizado apenas como entretenimento, mas como ferramenta de trabalho e interação social. Dessa forma, com o avanço de uma sociedade cada vez mais tecnológica, o uso do letramento digital deve englobar a educação e se tornar aliada no processo de alfabetização e ensino.

     

    Referências Bibliográficas

    COSSON, Rildon. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.

    SILVA, Sangela Lígia Camilo da. MIRANDA, Maria Dayane Lima. MELO, Paulete Gonçalves Gomes de. Letramento digital: em tempos de ensino remoto, uma necessidade cada vez mais atual. InAnais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. v. 9, n. 1, p. 1-6, 2020. 

    XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), p. 2-9, 2019.

  • Palavras-chave
  • Letramento digital, tecnologia, ensino remoto.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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