Em decorrência da pandemia COVID 19 iniciada no Brasil no ano de 2020, as redes educacionais públicas e privadas em diversos municípios brasileiros adotaram ações emergenciais, destacando, por exemplo, os protocolos de medidas protetivas e a continuidade das aprendizagens em modo remoto, utilizando plataformas online, aulas ao vivo em redes sociais e/ou materiais digitais e impressos. O estudo tem como objetivo identificar os desafios da aprendizagem para alunos e professores do Ensino Fundamental diante do Ensino Remoto e verificar as possíveis alternativas de enfrentamento perante este novo formato de aula. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Como resultados parciais identificamos a necessidade de formação continuada dos professores e do investimento do Estado para o oferecimento do acesso remoto (smartfones, notebooks, internet) aos alunos das escolas públicas para as camadas sociais mais desfavorecidas que se encontram excluídos do processo educacional, dentre outros aspectos.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida