Apresentamos neste trabalho um recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, cujo objetivo foi analisar como um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática mobiliza competências e desenvolve conhecimentos didático-matemáticos, durante a implementação de uma proposta didática que aborda a Integral Definida, envolvendo tecnologias digitais. O aporte teórico foi subsidiado no Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS) e no Conhecimento Didático-Matemático do professor (CDM). Aspectos metodológicos da Engenharia Didática foram interpretados, de acordo com o EOS. Como resultados, foi verificado que uma proposta didática, referenciada nas categorias do EOS, em que se utiliza um recurso digital adequado, pode potencializar a construção de significados pessoais, uma vez que, quando as atividades envolvem contextos que trazem sentido e significado aos conhecimentos sobre o objeto matemático em estudo, os estudantes tendem a compreendê-lo melhor.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida