O estudo mostra relatos de experiências vividas do pedagogo em sessões de equoterapia com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi analisar a participação do pedagogo em equipe multidisciplinar, estudando as possibilidades e recursos utilizados, assim como os benefícios acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. Para a coleta dos conhecimentos, utilizou-se pesquisa com abordagem qualitativa descritiva. Observou-se, na sua prática, a evolução cognitiva como a atenção, a concentração, a memória, o raciocínio lógico e no desenvolvimento da coordenação motora, além de estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa. Ao finalizar os estudos, observou-se que o pedagogo realiza um importante trabalho, na equoterapia, proporcionando à criança com TEA o apreço e habilidades de aprendizagens.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida