Este estudo está inserido em uma pesquisa que está sendo desenvolvida em âmbito nacional[1], tendo a participação de 27 universidades. Esta pesquisa em Rede nacional se orienta pelo objetivo de analisar discursos e práticas produzidos por professoras da alfabetização. Tendo em vista a pandemia do Covid 19, a educação foi um dos setores afetado que precisou adaptar e alterar a dinâmica escolar com o isolamento físico, implementando o ensino remoto, assim ficando impedido a realização das aulas presenciais. Neste estudo, especificamente, estamos focadas em analisar o processo de ensino e aprendizagem através das falas de professores alfabetizadoras sobre suas práticas docentes nesse momento, do ensino remoto, no período do distanciamento social. Neste trabalho, refletimos sobre questões apresentadas às professoras colaboradoras que corroboram para a análise. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve inicialmente como proposta metodológica o grupo focal onde foram realizadas entrevista semiestruturada e para análise dos dados, a proposta de Bardin (1979) de análise de conteúdo. O referencial teórico utilizado, foram embasados nos trabalhos de LIBÂNEO (2010); PIMENTA(2002), VIGOTSKY (1984); OLIVEIRA ( 2014), dentre outros.
[1] A pesquisa é coordenada pela Professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da
Universidade Federal de São João Del-Rei. Professora Associada IV do Departamento de Ciências da Educação - DECED Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade (GPEALE)
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida