A POTENCIALIZAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

  • Autor
  • Luciana Aparecida Soares Martins Silva
  • Co-autores
  • Ellen Cristina Almeida Silva , Elizete Vasconcelos Reis Arnizaut
  • Resumo
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    O presente resumo trata do relato de experiência vivenciada pelas acadêmicas do 7° Período de Pedagogia Noturno Campus Janaúba no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros realizada de forma remota em turmas do 2°, 3° e 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Prefeito Maurício Azevedo situada no centro do Município de Janaúba MG. Nesse momento de pandemia mundial, fizeram-se necessárias intervenções que contemplasse a continuidade de Projetos Pedagógicos para uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica com o contexto em que elas estão inseridas e se encontram nesse momento atípico de ensino remoto. A potencialização do uso tecnológico nesse momento foi fundamental e inevitável gerando a possibilidade da diminuição da distância entre aluno x professor e aumentando as chances para a continuidade do processo educativo fazendo assim uma construção de uma nova prática, adaptando-se aos contextos nos quais se encontram.

    A pandemia do coronavírus (COVID-19) tem nos apresentado grandes desafios, especialmente no sistema educacional. Nessa perspectiva fez se necessário uma busca imediata de novos recursos para que não houvesse um retrocesso na educação e assim a continuidade do ensino fosse garantido sem que trouxesse grandes prejuízos aos alunos. Desse modo o Governo em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) tomou diversas medidas a fim de que a educação não ficasse estagnada e para tanto, adotou Estratégias Emergenciais de Ensino Remoto com o objetivo de dar continuidade à aprendizagem nesse momento em que o ensino presencial encontra-se suspenso.

    Estando nós, vivenciando a prática desse contexto no ensino remoto da escola citada, diante desse novo cenário educacional a tecnologia aparece mais forte para integrar e fortalecer a aprendizagem. Foram criadas estratégias pelas quais as desigualdades de acesso diminuíssem e os números de oportunidades da continuidade aos trabalhos escolares aumentassem. Dentre tantas ferramentas disponibilizadas pela SEE/MG para dar um suporte aos estudos em casa, alguma delas possui melhor efetividade permitindo uma conciliação com o trabalho escolar e o dia-dia, mesmo diante das dificuldades de acesso enfrentadas pelos pais, alunos e professores.

    Cientes da importância dessa nova forma de aprender e de transmitir o conhecimento, nem sempre o saber já adquirido em sala de aula é suficiente para superar novos desafios. Nesse sentido os professores vêm se reinventando nesse momento e explorando meios para que chegue até as crianças uma aula de qualidade e com ludicidade.

     

    Tendo em vista as atitudes tomadas para a melhoria do aprendizado durante o período pandêmico, foi possível observar mudanças significativas na relação entre alunos e professores com o conteúdo transmitido em sala de aula virtual. Quanto aos acadêmicos, a experiência vivenciada nesse contexto possibilita o crescimento intelectual e melhora nas habilidades interativa exigidas pelo curso, além de representar a oportunidade de adquirir um maior conhecimento sobre a tecnologia, meio essencial para a busca de informação, comunicação e transmissão do conhecimento, essenciais para formação e crescimento de um profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Tecnologia, Ensino Aprendizagem, Ensino Remoto
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
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