O presente resumo trata do relato de experiência vivenciada pelas acadêmicas do 7° Período de Pedagogia Noturno Campus Janaúba no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Montes Claros realizada de forma remota em turmas do 2°, 3° e 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Prefeito Maurício Azevedo situada no centro do Município de Janaúba MG. Nesse momento de pandemia mundial, fizeram-se necessárias intervenções que contemplasse a continuidade de Projetos Pedagógicos para uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica com o contexto em que elas estão inseridas e se encontram nesse momento atípico de ensino remoto. A potencialização do uso tecnológico nesse momento foi fundamental e inevitável gerando a possibilidade da diminuição da distância entre aluno x professor e aumentando as chances para a continuidade do processo educativo fazendo assim uma construção de uma nova prática, adaptando-se aos contextos nos quais se encontram.
A pandemia do coronavírus (COVID-19) tem nos apresentado grandes desafios, especialmente no sistema educacional. Nessa perspectiva fez se necessário uma busca imediata de novos recursos para que não houvesse um retrocesso na educação e assim a continuidade do ensino fosse garantido sem que trouxesse grandes prejuízos aos alunos. Desse modo o Governo em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) tomou diversas medidas a fim de que a educação não ficasse estagnada e para tanto, adotou Estratégias Emergenciais de Ensino Remoto com o objetivo de dar continuidade à aprendizagem nesse momento em que o ensino presencial encontra-se suspenso.
Estando nós, vivenciando a prática desse contexto no ensino remoto da escola citada, diante desse novo cenário educacional a tecnologia aparece mais forte para integrar e fortalecer a aprendizagem. Foram criadas estratégias pelas quais as desigualdades de acesso diminuíssem e os números de oportunidades da continuidade aos trabalhos escolares aumentassem. Dentre tantas ferramentas disponibilizadas pela SEE/MG para dar um suporte aos estudos em casa, alguma delas possui melhor efetividade permitindo uma conciliação com o trabalho escolar e o dia-dia, mesmo diante das dificuldades de acesso enfrentadas pelos pais, alunos e professores.
Cientes da importância dessa nova forma de aprender e de transmitir o conhecimento, nem sempre o saber já adquirido em sala de aula é suficiente para superar novos desafios. Nesse sentido os professores vêm se reinventando nesse momento e explorando meios para que chegue até as crianças uma aula de qualidade e com ludicidade.
Tendo em vista as atitudes tomadas para a melhoria do aprendizado durante o período pandêmico, foi possível observar mudanças significativas na relação entre alunos e professores com o conteúdo transmitido em sala de aula virtual. Quanto aos acadêmicos, a experiência vivenciada nesse contexto possibilita o crescimento intelectual e melhora nas habilidades interativa exigidas pelo curso, além de representar a oportunidade de adquirir um maior conhecimento sobre a tecnologia, meio essencial para a busca de informação, comunicação e transmissão do conhecimento, essenciais para formação e crescimento de um profissional.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida