ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA ACERCA DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • Isabella Lima De Souza
  • Co-autores
  • Geovana Magalhães Antunes , Thamires Catone de Jesus , Sibele Aparecida Mota Versiani Ribeiro , Andréa Lafetá de Melo Franco
  • Resumo
  •  

     

    Este trabalho constitui-se como um relato de experiência, a temática permeia-se em um panorama acerca dos desafios encontrados pelos professores durante a pandemia e foi orientada pela seguinte problemática: Quais principais desafios encontrados pelos professores em uma escola da rede municipal de ensino em Montes Claros-Minas Gerais em tempos de pandemia? Este escrito tem como objetivo geral relatar os principais desafios encontrados pelos professores em uma escola da rede municipal de ensino em Montes Claros-Minas Gerais em tempos de pandemia, tendo como objetivos específicos, caracterizar o processo de implementação do ensino remoto na rede municipal de ensino, identificar as tecnologias empregadas pelos professores no ensino remoto, conceituar ensino híbrido e relatar as dificuldades dos professores em ensinar à distância. Considerando os objetivos a serem alcançados, efetuamos a revisão de literatura, a pesquisa teve como Lócus uma escola Municipal de Montes Claros Minas Gerais no ano 2021. Como instrumento de coleta de informações realizamos a observação participante e pesquisa bibliográfica. Quanto à abordagem, a pesquisa é considerada qualitativa, afinal, não pretendíamos quantificar, mas, nossos objetos são fenômenos encontrados em determinado tempo, local e cultura, dessa forma, o objetivo desta pesquisa é classificado como descritiva. No que se refere ao aporte teórico, foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular (2018); a Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN 9394/96) (BRASIL, 1996); Gil (1999); Martins (2020); May (2001); Médici; Tatto; Leao (2020); Rocha; Oliveira (2020); Santos; Candeloro (2006); Triviños (1987) entre outros. Desta forma, o escrito está subdivido em etapas, sendo intituladas por: Introdução, Problema da Pesquisa, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados, Considerações e Referências. Pressupõe-se que este relato configura-se como importante vivência acadêmica e social a respeito do contexto educacional neste cenário atípico.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Pandemia, Ensino remoto, Tecnologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Pesquisa em Educação e a Formação de Professores
  • Políticas Públicas e Currículo
  • Políticas Públicas de Inclusão
  • Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Tecnologia Aplicada à Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Educação de Pessoas Jovens e Adultas
  • Educação do Campo
  • História e Historiografia da Educação
  • Educação, Diversidade e Relação Étnico -Racial
  • Educação Infantil
  • Saberes Freireanos

Comissão Organizadora

CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar

Comissão Científica

Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida