O trabalho apresentapesquisa em andamento que tem por objetivo identificar como o brincar se faz presente nos documentos curriculares e nas proposições de práticas pedagógicas para crianças de uma escola indígena da Reserva Indígena de Dourados, MS. Para tal, utiliza de abordagem qualitativa, a qual associa estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas. Procuracompreendercomo o brincar está posto nos documentos e práticas escolares; quais são as brincadeiras mais comuns no cotidiano escolar e como os professores/as utilizam o brincar em suas práticas.Os resultados parciais mostram que a criança indígena aprende experimentando, criando, imitando os/as adultos/as, inventando, brincando e vivenciando o cotidiano e que não há trabalhos sobre esta temática relativos à Reserva Indígena de Dourados.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida