Paulo Freire acreditava em uma educação emancipadora capaz de formar sujeitos críticos. A mudança do pensamento, permite transformar o meio em que se vive. Freire descreve sobre a humanização, para poder a sociedade ser livre, justa e solidária. O estudo tem como objetivo identificar o papel político e social da educação sobretudo para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Como resultados parciais identificamos a necessidade do investimento na formação dos professores da EJA, de modo a fornecer os elementos indispensáveis para a prática de uma educação emancipadora. Consideramos que o educador nesta modalidade precisa possuir engajamento social, político e cultural e tenha a educação como compromisso para a mudança social, a transformação do indivíduo, possibilitando o empoderamento ao sujeito, tornando-o autônomo da capacidade de ir muito além do ler e escrever, ou seja, de ler o mundo.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida