Paulo Freire foi influenciador desde o passado contribuindo para a educação de países recém libertos da opressão. Durante sua vida, não foi um recolonizador, foi aberto ao aprendizado a fim de compreender a cultura dos outros sem negá-la e exercer o ensino O presente trabalho objetiva identificar as principais contribuições teóricas de Paulo Freire contidas nas obras “Pedagogia do Oprimido” e “Educação como prática da Liberdade”, para o enfrentamento aos ataques à educação pública atual (Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voucher na educação infantil, mudanças na formação inicial dos professores, entre outras medidas. A Metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Como resultados parciais, identificamos a partir da leitura das obras atemporais de Paulo Freire, a sua proposta de “práxis libertadora”, permite aos sujeitos luz para que se alcance a emancipação, a libertação e tomada de consciência crítica.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida