O presente trabalho se insere no campo da educação e tem como temática “Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores: Reflexões para além do documento” e faz a análise das diretrizes nacionais de formação de professores (DCN/FP) (2015/2019), enquanto expressão de um projeto de mudança e reflexão cenário político atual, que precisa ser fortemente analisado. Esses documentos oficiais (BRASIL, 2015; 2019), foram analisados, tendo os resultados discutidos com outras legislações e publicações. A problemática ora enfrentada é a distribuição da carga horária que evidencia, o modelo de formação proposto em cada uma das diretrizes, culminando em um olhar cuidadoso sobre as configurações das licenciaturas. Por isso, entendemos necessário conhecer a fundo tais documentos para entender as possíveis ações de aceitação ou de resistências.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida