Este texto, busca compreender a percepção de dez professoras que atuam nas turmas dos dois primeiros anos da educação básica, na rede pública, em relação ao ensino na modalidade remota e os usos da Base Nacional Curricular (BNCC), nas práticas pedagógicas alfabetizadoras. Na nossa busca, intencionalmente procuramos indagar as docentes a respeito das condições reais de trabalho que estão vivenciando na atualidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário disponibilizado no aplicativo google forms. A investigação ocorreu no final do primeiro semestre de 2021. Percebemos a partir da análise dos dados coletados que o processo de alfabetização das crianças e o trabalho das professoras estão comprometidos pela rigidez, controle e pela barbárie do produtivismo.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida