O papel do (a) professor (a) na dimensão educacional perpassa por responsabilidades pedagógicas, sociais e afetivas. Esta pesquisa fundamenta-se na discussão sobre a questão da afetividade entre docente e discente na disciplina de ensino religioso e sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Objetivamos analisar a importância do vínculo afetivo entre o (a) professor (a) do Ensino Religioso Escolar (ERE) e o (a) aluno (a) de Ensino Fundamental e responder a pergunta que deu origem a pesquisa: A afetividade contribui no processo de ensino e aprendizagem? Para este trabalho, metodologicamente, privilegiamos a pesquisa bibliográfica tendo com aportes teóricos os autores: Henry Wallon (1975, 1977, 1986), Dantas (1983, 1992), Freire (1999), dentre outros. Através dos estudos, constatou-se a importância da divulgação e debate sobre o tema, como forma de consolidar a afetividade no trabalho docente, inserindo nossa discussão na área temática Saberes e Práticas Educativas.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida