O presente estudo possui como temática o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) à luz da obra Pedagogia do Oprimido. Por meio de um estudo exploratório e análise documental, argumenta-se que o Novo Ensino Médio, ao instituir uma mudança estrutural com itinerários formativos, reproduz uma pedagogia opressora, em detrimento da pedagogia crítica. Para o desenvolvimento desse estudo destacam-se duas questões, a abordagem histórica, no Ensino Médio, e a formação propedêutica. Além do grande incentivo midiático, de convencimento da população sobre a nova politica. Então pode-se questionar se esse currículo é para a libertação da classe trabalhadora ou para manter a divisão entre a formação propedêutica e a tecnicista? É o desaparecimento da pedagogia crítica e o retorno da opressão sobre os movimentos sociais e transformadores? Como resultado destaca-se que uma discussão sobre uma pedagogia, bancária, acrítica e a implantação da nova lei do Ensino Médio é bem pertinente para o momento social e político atual.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida