DIÁLOGO DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • BERNARDA ELANE MADUREIRA LOPES
  • Co-autores
  • Cristiana Fonseca de Castro Oliveira , Ivanise Melo de Souza
  • Resumo
  •  

    O presente estudo possui como temática o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) à luz da obra Pedagogia do Oprimido. Por meio de um estudo exploratório e análise documental, argumenta-se que o Novo Ensino Médio, ao instituir uma mudança estrutural com itinerários formativos, reproduz uma pedagogia opressora, em detrimento da pedagogia crítica. Para o desenvolvimento desse estudo destacam-se duas questões, a abordagem histórica, no Ensino Médio, e a formação propedêutica. Além do grande incentivo midiático, de convencimento da população sobre a nova politica. Então pode-se questionar se esse currículo é para a libertação da classe trabalhadora ou para manter a divisão entre a formação propedêutica e a tecnicista? É o desaparecimento da pedagogia crítica e o retorno da opressão sobre os movimentos sociais e transformadores? Como resultado destaca-se que uma discussão sobre uma pedagogia, bancária, acrítica e a implantação da nova lei do Ensino Médio é bem pertinente para o momento social e político atual.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Médio, Pedagogia bancária, Lei 13.415/2017
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes Freireanos
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