RESUMO
Na altura de celebrarmos os 100 anos do nascimento de Paulo Freire (19/09/1921-02/05/1997), este estudo busca uma reflexão acerca da ética na pedagogia freiriana evidenciando a práxis educativa popular. Aborda as obras de Paulo Freire (Pedagogia da autonomia, Pedagogia da indignação e Professora sim, tia não) como fonte de estudo para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir dessa abordagem em torno da ética na pedagogia freiriana percebemos como a sua contribuição dar-se-á nas práticas educativas para uma sociedade justa e igualitária. E, concluímos apresentando o lado político-social e ético da pedagogia desse autor de renome nacional e internacional na área da educação popular – Paulo Reglus Neves Freire.
Palavras-chave: Pedagogia Freiriana. Ética. Práxis Educativa. Educação Popular.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida