Este estudo discute a teoria e prática do trabalho colaborativo de estudantes, professores e pesquisadores preocupados com o desenvolvimento educacional que atenda as necessidades sociais atuais. Frente ao cenário apresentado discute-se sobre metodologia e o trabalho colaborativo em Educação Matemática. Trata-se de um trabalho bibliográfico reflexivo, fundamentado em textos científicos recentes. Como resultado constata-se que a pesquisa colaborativa, pelo fato de poder envolver um grande número de professores pesquisadores e estudantes de escolas do Ensino Básico, universidades, e comunidades, tem apresentado resultados educacionais e científicos de grande importância. Não se trata de resultados prontos e acabados, porém, trabalhos que oferecem maior reflexão e interação entre os participantes que estão dispostos a colaborar com os urgentes avanços da Educação Matemática.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida